Como viajar com Calopsitas.


Você vai VIAJAR e pretende levar sua calopsita? Há necessidade de tomar providências antes. Se a viagem for de carro ou de avião, não importa! Há necessidade de tirar GTA para evitar problemas com polícia florestal e fiscalizações.

Viagem por AVIÃO:
1. Marcar  a data  da viagem e providenciar  a GTA (Guia de Transporte Animal)  através do Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura.  A GTA também pode ser feita  através de veterinário ou clínica credenciados.  A GTA é válida por 3 dias, por isto, confirme ANTES  a data da viagem. Se a viagem for internacional é necessário  o Certificado Zoosanitário nternacional (CZI)  que é emitido pelos postos do Ministério da Agricultura localizados nos aeroportos internacionais.  A CZI é gratuíta e o  telefone para informações é:  11.3251-0400.

2.          Os pássaros são colocados em caixas de transporte adequadas.  Não é permitido      despachá-los     em gaiolas de forma alguma.

3. É preciso entrar em contato com a empresa aérea,  fazer a reserva do transporte,     informar o peso da ave e a dimensão da caixa de transporte.

Você vai viajar de ÔNIBUS?
As empresas aceitam  animais de pequeno porte. É só apresentar a GTA.

Você vai  viajar de CARRO?
Mesmo assim leve a GTA porque a Polícia Florestal pode criar problema. Se a sua calopsita está habituada a viajar em gaiola, tudo bem, porém se ela  ainda não está habituada, é melhor você  colocá-la em uma caixa para evitar que ela se machuque. Não vá se esquecer de fazer furinhos na caixa para ela respirar, ok? Se a viagem for de dia e o sol estiver quente é melhor você pensar em alternativas, pois o calor dentro do carro pode criar sérios problemas  em sua ave. Muitos donos estão habituados a viajarem com suas calôs em gaiolas e até mesmo soltas dentro do carro, mas cuidado porque:
Na gaiola: uma freada mais brusca pode fazê-la cair do poleiro e se machucar.
Solta: Alguém pode se esquecer e abrir janelas.

Então agora que está tudo providenciado.... Boa viagem!