Reprodução


As fêmeas botam independentemente de terem cruzado com o macho ou não. Normalmente  por volta de 1 ano e 4 meses de idade, estão maduras para botar. A média de ovos por período é de 3 a 6 ovos e o intervalo da postura de um ôvo  para outro é de, mais ou menos 2 a 3 dias.
Mesmo não tendo se acasalado ela irá entrar no processo normal de botar. Há quem defenda a idéia de que os ovos devem ser deixados no ninho para não estimular a fêmea a entrar,  com rapidez, em novo processo de botar e há quem defenda que os ovos devem ser retirados do ninho. Eu creio que isto depende da personalidade e perspicácia de cada calopsita. Por experiência já vi calopsita (sem acasalamento) que, ao desejar colocar novos ovos, jogava para fora do ninho os ovos velhos.
Se a fêmea já botou 1 ou 2 ovos e, por alguma razão,   passou por um susto grande, por um stress acentuado, ela pode suspender o processo e não botar o restante de ovos esperados. Porém,  se não houve nada anormal e ela botou 1 ou 2 ovos, então é necessário observar outros detalhes. Se a bundinha está saliente, a cloaca avermelhada e os pés quentes, é sintoma de que o ôvo pode estar preso. Tome o cuidado de não apertar a barriguinha dela. Veja abaixo algumas dicas.  

Ôvo entalado: Durante o período de postura pode ocorrer da calopsita ficar com o ôvo entalado. O ânus fica saliente, as fezes podem ter dificuldade de serem expelidas por causa da obstrução do ôvo e a ave fica abatida fazendo movimentos para defecar sem conseguir. As fezes podem ficar grudadas no ânus.

O que fazer? Algumas ações podem ser tomadas antes de correr para o veterinário:

Tentativa 1 Dê uma gota de azeite direto no bico e faça massagem com azeite, ou óleo NUJOL, no ânus dela (suavemente, sem apertar o dedo... com cuidado). A massagem deve ser repetida pelo menos 3 vezes ao dia, mas o azeite no bico só deve dar uma vez. Provavelmente ela vai botar.

Tentativa 2.  Aqueça uma panela de água, retire o fundo de uma gaiola e segure a gaiola com a calopsita  um tanto acima do vapor da panela, mas cuidado para não queimar a ave com o vapor. Esta ação só deve ser feita com muita consciência e cautela por parte do dono. Se depois disto ela não botar, leve-a ao veterinário e, provavelmente, ele irá operar.

Para evitar chegar ao ponto de ter ôvo entalado ofereça à sua calopsita algum suplemento. Para  ajudar que ela tenha ovos mais resistentes você pode assar cascas de ôvo de galinha, triturar depois de assado e  colocar na ração dela. Um bom suplemento para evitar mal formação dos ovos é o Estibion Reprodução. Para maiores informações, vá até a página:  www.estibion.com.br

Postura crônica: OBS.:  ESTE TEXTO SOBRE POSTURA CRÔNICA É DE AUTORIA DO DR. ZALMIR S. CUBAS. É quando a ave permanece fazendo postura de ovos indefinidamente.  Isso leva ao enfraquecimento orgânico e pode provocar hipocalcemia, retenção de ovos no oviduto (distocia), ruptura de ovos na cavidade abdominal e outras complicações, que podem levar à morte. Esse problema é mais comum em aves humanizadas, ou seja, aquelas íntimas das pessoas. A presença humana, objetos, espelhos, bonecos e outras aves podem servir como estímulo para a reprodução. Essa ave pode reconhecer sua mãe como um parceiro para a reprodução. Ocorre a ovoposição e como o ovo é removido do local ou ingerido pela ave, o organismo passa a produzir um outro ovo.
O tratamento com hormônios (medroxiprogesterona) é utilizado em último caso, pois tem efeitos secundários sérios, que podem levar inclusive à morte. Portanto, deve ser evitado esse tratamento. O que você deve fazer é retirar objetos que possam estar estimulando a ave a reproduzir, retirar outras aves que estiverem por perto, retirar o ninho e diminuir o tempo de contato com a ave até que pare de fazer postura. Uma medida que pode ser eficaz é reduzir o período que a ave é exposta à luz para 8 a 10 horas por dia (então, colocá-la num ambiente escuro). Isso deve bloquear o
 mecanismo hormonal de reprodução. É recomendado suplementar a dieta com uma fonte de cálcio, já que está perdendo cálcio na produção de ovos.
Os ovos podem, também, veicular organismos patogênicos. portanto não é recomendável comer os ovos da sua ave. O ovo é também tão pequeno, que só vai matar a curiosidade e não a fome. 
______ FIM DO TEXTO DO DR.ZALMIR S. CUBAS.

Infertilidade: Sintomas: Ovos claros, o pássaro não entra em forma ou demora muito para aprontar para reprodução. A fêmea recusa sempre o macho, ou vice-versa.
Tratamento: Vitaminas e alimentação sadia devem ser oferecidas aos pássaros para que, na época de reprodução, estejam em forma. Um bom suplemento é o Estibion Reprodução. Pode ser adquirido na página: www.estibion.com.br

Suor das Fêmeas: Aparece quando os filhotes ainda não saíram do ninho. A fêmea, bem como os filhotes, apresenta o peito todo molhado, às vezes o próprio ninho fica úmido.
O suor das fêmeas ocorre devido às diarréias que atacam os filhotes. As diarréias podem ser provocadas por doenças como a Salmonelose, ou mesmo por problemas alimentares. É bom relembrar, a esse respeito que os pássaros não têm glândulas sudoríparas. É preciso tratar as causas.