Gaiolas

Elas devem ser mais largas que altas. Se forem altas, devem ter largura compatível que ofereça espaço  para vôos de um poleiro a outro.

Deve-se evitar o uso de gaiolas ou viveiros de formato REDONDO porque os psitacídeos perdem a noção de direção quando  vivem em gaiolas redondas. As melhores opções são os formatos QUADRADOS ou SEXTAVADOS.

Muitas pessoas têm o hábito de colocar jornais no fundo das gaiolas visando mais facilidade de limpeza, no entanto isto é um erro. Jornais soltam gases tóxicos das tintas de impressão e, além disto, têm um cheiro pouco recomendável para calopsitas que, porventura, sejam alérgicas.

Outra opção de manutenção das gaiolas é ter a grade que separa o fundo, pois assim as aves não ficam em contato direto com as fezes, porém é bom lembrar que as grades do fundo podem acabar representando um perigo para os pés da ave. Um pé, ocasionalmente preso, pode quebrar ou torcer nervos. Se mesmo apesar do risco o dono optar pelas grades, neste caso, elas  devem ser limpas, diariamente, com pano úmido.

Há donos que optam por colocar areia no fundo da gaiola. Não há nada contra isto a não ser o trabalho que vai dar para ficar trocando esta areia. Não use uma areia qualquer. Não vá pegar areia onde cachorro e gato fez xixi ou cocô e colocar na gaiola de sua ave. Também não use areia de construção. Está vendo? É melhor escolher outra opção.