Sistema Digestivo


Regurgitação: Expulsão do conteúdo do papo. Causas mais frequentes: Bloqueio do trato digestivo superior, aumentos das glândulas tireoides, infecção no papo, envenenamento por metais ou produtos químicos e comportamento. Certas aves podem regurgitar para seus donos, crianças, espelhos na tentativa de alimentá-los. Trata-se de uma demonstração de carinho.
A regurgitação pode ocorrer por bloqueio do papo ao engolirem algum objeto que obstrua o trato digestivo e, até mesmo, pelo consumo excessivo de areia. Aves, geralmente, ingerem pedregulhos para ajudar na digestão quando estão com, provável, indisposição gastro-intestinal. Se isso ocorrer você pode ajudar dando uma gotinha de óleo mineral e fazendo massagem no papo.
No caso de aumento de tereoide  pode  tratar-se de dieta pobre em iodo, apesar de que, calopsitas não têm a mesma necessidade de iodo que alguns outros psitacídeos, tais como, periquitos.
Calopsitas  podem regurgitar quando comem, gulosamente, algo de que elas tenham gostado muito. Nesse caso é só retirar o alimento que motivou a gula e sempre que for oferecê-lo cuidar para que seu amiguinho não volte a ter os olhos maior que a barriga... ops... digo, papo.

Os problemas que afetam sistema digestivo são variados e seus sintomas podem se confundir com os sintomas de outras doenças.  Desejo lembrar, novamente, que, quem faz diagnóstico é o veterinário. Deixe para ele esta tarefa. Veja agora alguns dos sintomas mais comuns relacionados a problemas que afetam o sistema digestivo. Em geral,  eles vêm acompanhados de outros sinais comuns a todas as doenças, como apatia e perda de apetite.

Candidíase atinge aves com baixa resistência.  é se prolifera no aparelho digestivo. Em caso de dúvida, um exame de fezes permite o diagnóstico. Placas brancas na língua ou aftas podem sugerir que a ave esteja com candidíase. Cura-se com antifúngicos. Fale com o veterinário.

Olhos fechados, diarréia, prostração que faz encostar o bico no chão: É a Doença de Pacheco, descoberta em 1930 pelo veterinário Genésio Pacheco, causada por um vírus do grupo herpes que se encontra no ar. Ataca o sistema digestivo, além do respiratório, quando há grande baixa de resistência. Só com um exame sofisticado, feito por poucos laboratórios, pode ser confirmada. A cura é muito difícil devido à fraqueza da ave, mas é tentada com imuno-estimulantes e complexos vitamínicos.

Fezes escuras podem significar sangramento do trato digestivo e é necessário levar ao veterinário com a máxima urgência.